Conservação, melhoramento e produção de novos alimentos

PORQUE É QUE É IMPORTANTE CONSERVAR OS ALIMENTOS?
Comecemos por pensar no nosso contexto familiar. Certamente os nossos pais compram habitualmente bens alimentares. Mas não passam todas as horas de todos os dias num supermercado! Talvez esta visão seja um pouco exagerada, mas a verdade é que se os alimentos não fossem submetidos a processos de conservação, rapidamente seriam atacados por inúmeros agentes capazes de os deteriorar.

Este é um simples exemplo. Porém, não é difícil perceber a importância da conservação de alimentos na sociedade do século XXI, permitindo que nem todos os alimentos sejam consumidos quando frescos. A conservação garante um menor desperdício, já que a deterioraçaõ não ocorre tão facilmente. Também permite um modo de vida mais cómodo, uma vez que diminui a frequência com que temos de comprar bens alimentares. Mas sem dúvida que uma das vantagens mais notórias desta conservação prende-se com a possibilidade de as populações terem sempre alimentos, independentemente da localização geográfica ou mesmo da sazonalidade da produção. Num mundo em que a fome é ainda uma realidade, a conservação de alimentos parece ser uma pequena, ou grande, parte da solução.
Mas, afinal, o que significa CONSERVAR um alimento? A conservação de alimentos é um conjunto de técnicas que impedem ou retardam a deterioração dos mesmos, interrompendo as causas que favorecem a decomposição. Os alimentos deterioram-se naturalmente, devido à:
·        Ação de enzimas autolíticas, que provocam a lise das células, destruindo-as;
·        Oxidação não-enzimática, que ocorre por contacto com o oxigénio da atmosfera;
·        Multiplicação e atividade de microrganismos, como bactérias e fungos (bolores e leveduras), que alteram os alimentos.
De acordo com o alimento considerado, escolher-se-á a técnica de conservação mais adequada. Vejamos alguns exemplos de técnicas de conservação:
·         Adição de solutos;
·         Calor;
·         Frio;
·         Controlo da humidade;
·         Uso de aditivos;
·         Irradiação;
·         Fermentação;
·         Controlo do pH;
·         Defumação.          

(Clica aqui para saberes mais sobre cada técnica de conservação)



Melhoramento e produção de novos alimentos
A biotecnologia tem desempenhado um importante papel na produção de novos alimentos e no melhoramento das suas características. Neste processo de transformação recorre a:
MICRORGANISMOS
Muitos dos alimentos que fazem parte do nosso “dicionário alimentar” são produzidos com a intervenção de microrganismos, como bactérias e leveduras. Estes seres conseguem realizar um tipo de fermentação, transformando os alimentos noutros com características diferentes e apreciadas pelo Homem. Este processo possibilita um aumento do valor nutritivo dos alimentos, uma vez que ocorrem, não só reacções catabólicas, mas também anabólicas, em que se sintetizam substâncias úteis, como vitaminas.









ENZIMAS
No melhoramento e na produção de novos alimentos, a indústria alimentar recorre muitas vezes a enzimas, provenientes de seres vivos. A utilização de enzimas mostra-se muito vantajosa, uma vez que não é prejudicial ao meio ambiente, por não levar à formação de resíduos poluentes.










MANIPULAÇÃO GENÉTICA
Recorrendo à técnica do DNA recombinante, produz-se, atualmente, um número cada vez mais extenso de alimentos que foram geneticamente manipulados. Obtêm-se, assim, os OGM, isto é, organismos geneticamente modificados, que são maioritariamente de origem vegetal, embora esta técnica já se comece a aplicar a animais. Alterações ao nível do genoma não podiam deixar de gerar grande controvérsia, já que se pode questionar quais os efeitos a longo prazo do consumo de OGM, para o ambiente e a saúde pública. Mas não há como negar que esta técnica possibilita um aumento acentuado da produção de alimentos, bem como o melhoramento das características dos mesmos.


Bibliografia
·         CARROJOLA, Cristina et al.(2009). Planeta Com Vida. 1ªedição. Santillana Constância;
·         SILVA, Amparo Dias da et al. (2011). Terra, Universo de Vida. 1ªedição. Porto Editora;
·         www.cena.usp.br;
·         www.cienciamais.sitesled.com;
·         www.slideshare.net;
·         www.wikipedia.org.

1 comentário:

  1. Olá meninas e menino... já li o texto da conservação, podem avançar. Continuação de bom trabalho e menos conversa...
    A prof de Bio

    ResponderEliminar