Potencialidades da biosfera

São quatro os subsistemas terrestres: geosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera. Foquemo-nos neste último. A biosfera é o subsistema que engloba todos os organismos existentes, as suas interações e os ambientes em que se desenvolvem. Estes ambientes vão desde a secura do deserto até à humidade da floresta tropical, passando por pradarias, savanas, montanhas, pela tundra, o gelo polar, entre muitos outros.
O homem, como ser vivo, é parte integrante da biosfera e interage com outros seres vivos. Umas vezes, fá-lo de forma harmoniosa. Outras vezes, a sua ação põe em risco o equilíbrio biológico.

De que forma é que o Homem “estraga” a biosfera?
Com o crescimento da população, verifica-se uma maior necessidade de produção de alimentos e de ocupação terrestre. E o impacte ao nível ecológico e biológico é simplesmente tremendo! Algumas das ações humanas constituem verdadeiras ameaças à diversidade biológica, sendo que a agricultura, a degradação dos solos e a desflorestação são três exemplos significativos. 
Vejamos mais de perto cada um destes exemplos!

AGRICULTURA

“A maior parte das pessoas, quando pensa num agricultor, pensa no tio McDonald, que tinha uma quinta com frangos, porcos e vacas. A agricultura já não é assim. É estritamente um negócio. E temos de nos adaptar e de mudar.”
Sic Notícias, A Vida Fora de Controlo

A agricultura é uma das principais fontes de alimento do Homem. Até meados do século passado, as pessoas praticavam essencialmente uma agricultura tradicional. Cada família tinha as suas culturas, em áreas relativamente pequenas, em que se cultivavam vários produtos e em que o trabalho era executado pelo agricultor, recorrendo a técnicas muito rudimentares. Na verdade, era uma agricultura de subsistência, em que os produtos obtidos serviam essencialmente para consumo próprio.

No entanto, a partir de meados do século XX, com o crescimento populacional, começou a desenvolver-se uma agricultura intensiva, mecanizada e que ocupa vastas áreas, nas quais se cultiva um único tipo de alimento, isto é, têm-se monoculturas. Este tipo de agricultura permite obter grandes quantidades de produtos de uma forma barata, utilizando substâncias químicas (pesticidas e fertilizantes) no processo. São estas substâncias que permitem, por exemplo, obter alimentos fora da sua época, mas são também elas que têm consequências nefastas ao nível da saúde e do ambiente, pelo que esta prática agrícola não é considerada sustentável.



DEGRADAÇÃO DOS SOLOS
O solo é constituído por minerais e por compostos orgânicos, para além de ser a casa de um grande número de seres vivos. 
O solo desempenha um papel inimaginável na vida do homem, pois é o palco de muitas das atividades humanas, como a construção de edifícios. É também nele que se fixam as raízes das plantas que servirão de alimento ao homem. Mas o solo é também um “caixote do lixo” de muitos resíduos produzidos nas atividades antrópicas.
A erosão natural leva à degradação dos solos. Mas, com a intervenção do homem, este processo é acelerado, devido à utilização de tecnologias pouco amigas do ambiente, à destruição da vegetação que cobre o solo e ao gasto da água aí existente. Esta degradação pode mesmo resultar em desertificação. A desertificação consiste num empobrecimento do solo, transformando terrenos outrora férteis em estéreis. Esta é uma consequência de mudanças no clima e das atividades antrópicas. A desertificação leva a um aumento da temperatura e a uma redução do nível de humidade do ar. Toda a biosfera é afetada, sendo eliminadas inúmeras espécies animais e vegetais. O homem não escapa! Este grave problema dificulta a produção alimentícia, o que se traduz no aumento da fome e da pobreza.



DESFLORESTAÇÃO
A desflorestação consiste na remoção de grandes áreas florestais, essencialmente por parte do homem. Este fenómeno resulta da necessidade/vontade do homem de obtenção de solos para o cultivo agrícola, para a extração de madeira ou mesmo para a construção. Com o desaparecimento de árvores, dá-se uma diminuição da quantidade de seres absorvedores de dióxido de carbono. Logo, são emitidas para a atmosfera maiores quantidades deste gás, pelo que o efeito de estufa aumenta e, por conseguinte, o aquecimento global agrava-se.
Está claro que as ações do homem na biosfera não têm sido assim tão pacíficas e inofensivas… Não estará na altura de ajudarmos a biosfera, da qual nós próprios fazemos parte?


Bibliografia
·         SILVA, Amparo Dias da et al. (2011). Terra, Universo de Vida. 1ªedição. Porto Editora;
·         www.slideshare.net.

1 comentário: