Poluição e degradação de recursos


Uma das grandes marcas da racionalidade do homem é talvez o exagero. Utiliza inteligentemente a natureza em seu benefício, mas explora incessantemente os recursos naturais, esquecendo-se de que um dia o poço vai secar. Esquece-se também que seria conveniente promover um desenvolvimento sustentável. Isto é, ir ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. 



Quando pensamos em impacte ambiental, imediatamente nos lembramos das alterações que as ações humanas provocam ao nível do meio ambiente. O conceito de poluição está intimamente relacionado com este impacte. Como podemos definir poluição? Simplesmente como a contaminação das águas, do solo ou do ar, através da libertação de substâncias químicas ou resíduos no meio. Estas substâncias suscetíveis de causar poluição são chamadas poluentes. A definição é simples, o problema não! De facto, a poluição tem consequências que são no mínimo devastadoras, ao nível de todos os subsistemas terrestres.

Existem vários tipos de poluição. Clica e descobre mais sobre poluição aquática, poluição atmosférica e poluição dos solos.


Quanto às fontes de poluição, podemos classificá-las como:
·         Fontes tópicas (localizadas) – são facilmente identificadas e controladas, podendo ser pontos de descarga de indústrias, minas abandonadas, plataformas de crude, esgotos domésticos, entre outros.
·         Fontes difusas (dispersas) – são difíceis de identificar e controlar, sendo normalmente extensas áreas, como centros urbanos, zonas rurais ou ainda terrenos agrícolas. 

Ao falar de poluição, surge inevitavelmente outro conceito, o de contaminação. A contaminação ocorre aquando da introdução de organismos ou substâncias no meio ambiente, numa concentração superior à tolerável nessa área, provocando desequilíbrios.

Algumas substâncias poluentes podem ser avaliadas de acordo com os efeitos que causam no organismo a elas exposto, isto é, de acordo com o seu grau de toxicidade. Outro fator importante a considerar é a dose letal média, que traduz a quantidade de substância tóxica necessária para eliminar 50% de uma dada população em estudo. No metabolismo dos seres vivos, as substâncias tóxicas são normalmente excretadas, mas algumas delas não são facilmente eliminadas, podendo provocar alterações nos indivíduos. De facto, algumas substâncias tóxicas são absorvidas e armazenadas em tecidos e órgãos dos seres vivos, em concentrações muito elevadas, num processo de bioacumulação. Numa cadeia alimentar, ao passar de nível trófico em nível trófico, a concentração dessas substâncias tóxicas vai aumentando, acumulando-se em concentrações altíssimas nos níveis tróficos mais elevados. Verifica-se um fenómeno de bioampliação.

Para piorar ainda mais a situação, algumas substâncias tóxicas, quando combinadas com outras, são ainda mais nocivas do que ao atuarem isoladamente. Se
Efeito do composto A + Efeito do composto B < Efeito do composto AB
então estamos perante um caso de sinergismo.

Alguas destes contaminantes têm efeitos devastadores ao nível da saúde humana, podendo atuar como agentes mutagénicos e teratogénicos. Os primeiros, que podem ser substâncias químicas ou radiações, provocam mutações ao nível das células, podendo mesmo levar ao aparecimento de cancro (agentes cancerígenos). Os segundos influenciam o desenvolvimento embrionário, podendo causar malformações congénitas, e podem ter origem em infeções, produtos químicos, radiações, medicamentos, entre outros.
Não há dúvida de que são as atividades humanas que têm vindo a contaminar os ecossistemas. Somos nós que estamos a tornar o planeta perigoso para nós próprios… E para toda a biosfera. PRESERVAÇÃO, RESPONSABILIDADE, CONSCIÊNCIA, EQUILÍBRIO, RECUPERAÇÃO… Tudo isto é necessário, se queremos garantir a “saúde” da nossa casa!



Bibliografia
·         SILVA, Amparo Dias da et al. (2011). Terra, Universo de Vida. 1ªedição. Porto Editora;
·         www.pt.scribd.com;
·         www.slideshare.net.

Sem comentários:

Enviar um comentário