segunda-feira, 28 de maio de 2012

Monsanto: a rainha dos transgénicos... e das sementes!


A Monsanto é uma multinacional americana de agricultura e biotecnologia que se posiciona como “uma empresa cujo objetivo é ajudar os agricultores a produzir alimentos mais saudáveis, ao mesmo tempo que reduz o impacte da agricultura no meio ambiente”. A sua imagem de marca é, sem dúvida, o herbicida Roundup: “Uma aplicação. É tudo o que precisa para acabar com as ervas daninhas”.

A Monsanto é a líder mundial em biotecnologia – 90% dos OGM do mundo são produzidos por ela. Por mais incrível que pareça, a maioria desses organismos foi geneticamente modificada para resistir à própria ação do Roundup. Muitos dos OGM produzidos pela Monsanto são sementes que são posteriormente vendidas.

Mas existe muita polémica associada à Monsanto. Porquê? Ao monopolizar o comércio internacional de alimentos, os pequenos produtores são prejudicados e pode mesmo vir a agravar-se o problema da fome. Mas não ficamos por aqui. Ainda não são totalmente conhecidos os efeitos que os transgénicos têm ao nível da saúde e até mesmo do aparecimento de cancro. Há ainda a acrescentar o facto de a Monsanto utilizar grandes quantidades de pesticidades (como o herbicida Roundup), que contaminam os solos e podem provocar , uma vez mais, problemas de saúde aos agricultores ou a outras pessoas que tenham estado em contacto direto ou indireto com aqueles produtos. Assim, muitas pessoas são contra a existência desta companhia.


Para saberes mais sobre a Monsanto, guarda um tempo do teu dia para veres este documentário: http://www.youtube.com/watch?v=D6-YkHO3kPY&feature=related
Não será tempo perdido!

Sem comentários:

Enviar um comentário