segunda-feira, 28 de maio de 2012

A grande estreia da clonagem!

“Morre a ovelha Dolly, o primeiro animal clonado  

A ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo, morreu hoje, informaram os responsáveis pela sua criação no Instituto Roslin, de Edimburgo, na Escócia. O animal foi sacrificado após a descoberta de sinais de uma doença pulmonar progressiva.

"Dolly morreu. Eu confirmo", disse uma porta-voz do instituto, após veterinários terem sacrificado a ovelha com uma injeção letal.
Dolly entrou para a história da ciência quando em 1996 se transformou no primeiro mamífero clonado, a partir de uma célula adulta, mas o seu nascimento só foi anunciado em 1997.
Dolly nasceu com anomalias cromossómicas e, em janeiro do ano passado, foi diagnosticada uma artrite muito precoce para a sua idade.
O investigador Harry Griffin, chefe do instituto, disse que infeções pulmonares são comuns em ovelhas mais velhas.
"Um exame pós-morte está a ser conduzido e nós vamos divulgar qualquer descoberta significativa", disse Griffin em comunicado.
Na época em que Dolly nasceu, Griffin defendeu a criação animal e disse que a pesquisa poderia ajudar a produzir novos tratamentos para diversas doenças.
A ovelha foi produzida por meio de uma técnica em que se retira o núcleo de uma célula da glândula mamária de um animal adulto. Em seguida esse núcleo é fundido, com a ajuda de uma corrente elétrica, a um óvulo de outra ovelha cujo núcleo foi também retirado. Dolly gerou um filhote, uma fêmea chamada Bonnie, nascida em abril de 1998.”
In terra, 14.2.2003

Sem comentários:

Enviar um comentário