sexta-feira, 1 de junho de 2012

Senhor Alexandre, o que aconteceu às suas maçãs?

Águas corrosivas 

Há quatro anos que Alexandre dos Santos não consegue comer os frutos das árvores que planta no seu quintal. "Depois das chuvas, as folhas ficam queimadas e os frutos danificados. Novas folhas rebentam, mas a árvore nunca mais recupera", explica enquanto mostra o resultado da última chuva: uma macieira onde não se aproveita uma única maçã. O mesmo acontece com os seus vizinhos que moram na berma da Estrada Nacional 328, em Castelões, Sever do Vouga. 

Para os proprietários não restam dúvidas: trata-se de chuva ácida, uma vez que a danificação acontece sempre depois das ocorrências de chuva. "Se ficar um tempo sem chover, as árvores mostram sinais de recuperação, mas não na totalidade", afirma Apolinário Pereira, outro queixoso.

Mesmo que em Sever do Vouga não haja sinais visíveis de poluição ou fábricas instaladas que queimem substâncias ligadas ao fenómeno, o biólogo Jorge Paiva não descarta a hipótese levantada pelos proprietários. "Se é depois das chuvas, de certeza que a água traz agentes poluidores dissolvidos. Pode ser chuva ácida, com os poluentes de alguma indústria a chegarem a essa zona de Sever do Vouga. Depende dos ventos porque a fábrica até pode estar localizada a grande distância do local dos queixosos", afirma o biólogo. (…)” 
In Jornal de Notícias, 26.7.2004

2 comentários:

  1. Coitadinho do Sr.Alexandre dos Santos...
    Malditas chuvas ácidas, ou deverei dizer: maldita sociedade?! sim, na verdade nós somos os responsáveis pelas chuvas acidas...
    Bom artigo, Patrícia Flores

    ResponderEliminar
  2. Nada melhor que um caso real para nos aproximar dos problemas, muito bom artigo! Sofia

    ResponderEliminar